100 anos de Bahia: Tricolor de Aço assumiu grande destaque no Nordeste e se tornou um dos maiores do Brasil
Em 2031 o Bahia vai completar 100 anos de história. E o Tricolor é uma das maiores equipes do Brasil, com uma história imensa.
Como começou no Tricolor de Aço?
Tudo se iniciou em 1930, durante as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador. Um encontro casual no Cabaré do Jokey reuniu quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis (Carlos Koch, Eugênio Walter, Fernando Tude e Júlio Almeida) e um ex-jogador da Associação Atlética da Bahia, Waldemar de Azevedo. Eles discutiram a ideia de formar um novo clube de futebol, uma vez que estavam descontentes com o encerramento das atividades de suas agremiações anteriores.
Quatro dias depois desse encontro, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da Associação Atlética da Bahia e do Bahiano, se reuniram para planejar os rumos do novo clube. A reunião resultou na escolha das cores do Esporte Clube Bahia, que ainda predominam: camisa branca, calção azul com uma faixa vermelha na cintura. Otavio Carvalho foi nomeado presidente interino.
Finalmente, em 1º de janeiro de 1931, o Esporte Clube Bahia foi oficialmente fundado com o lema “Nascido para vencer”. A fundação ocorreu em uma reunião na Rua Carlos Gomes, nº 57, em Salvador, com a presença de diversas pessoas, incluindo profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes. O médico Waldemar Costa assumiu a presidência.
Em 16 de janeiro, o Estatuto Tricolor foi publicado no Diário Oficial da Bahia, concedendo ao clube existência legal. Em 20 de fevereiro, o Bahia tornou-se membro da Liga Bahiana de Desportos Terrestres, que é a atual Federação Bahiana de Futebol. Dois dias depois, o clube realizou seu primeiro treino no campo da Associação Atlética da Bahia, localizado na Quinta da Barra, em Salvador.
A primeira partida do Bahia ocorreu em 1º de março de 1931 contra o Ypiranga, resultando em uma vitória por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany, e o goleiro Teixeira Gomes defendendo um pênalti. O jogo durou apenas 20 minutos e fazia parte do Torneio Início do Estadual. O time tricolor contava com Teixeira Gomes, Leônidas, Gueguê, Milton, Canoa, Gia, Bayma, Guarany, Gambarrota, Romeu e Pega-Pinto, com João Barbosa como treinador e Francelino de Castro como árbitro.
Protagonismo na Bahia e Nordeste
Já em 1931, o Bahia conquistou o Campeonato Baiano e começou a construir a sua hegemonia. E em 1948, o Tricolor passou todo mundo e se tornou até hoje o maior campeão estadual, tendo 50 títulos.
E isso garante a liderança ao menos até 2043, e isso só poderia ocorrer caso o Vitoria ganhasse todos os títulos daqui até lá.
Nacionalmente, o Bahia também se tornou a referência do nordeste. Ao ser campeão em 1959 de maneira histórica, sobre o Santos de Pelé em pleno Maracanã e em 1988, destruindo gigantes pelo caminho e sendo campeão sobre o Internacional em pleno Beira-Rio, o Esquadrão de Aço não deixa para ninguém o posto de MAIOR TIME do NORDESTE Brasileiro.