Evaristo de Macedo ainda é lembrado em Barcelona e divide posto com Ronaldo Fenômeno
Um dos maiores ídolos da história do Bahia é o ex-jogador e treinador Evaristo de Macedo. Técnico do Tricolor de Aço durante a conquista do campeonato brasileiro de 1988, o ex-atleta também marcou a história do Barcelona.
O ex-atacante vestiu a camisa do clube catalão entre 1957 e 1962, sendo o maior artilheiro brasileiro da história do El Clasico junto de Ronaldo Fenômeno. Essa marca foi ostentada até o último domingo (21), quando o atacante Vinícius Júnior quebrou o recorde.
Evaristo de Macedo no Barcelona
Vini Jr marcou o primeiro gol do Real Madrid no triunfo sobre o Barcelona por 3 a 2 no último domingo (21), em partida válida pelo campeonato espanhol. Com isso, o jogador de 23 anos chegou a sete gols marcados contra o Barcelona, ultrapassando Evaristo de Macedo e Ronaldo Fenômeno.
Desse modo, o jovem quebrou uma marca histórica de Evaristo de Macedo, que é muito lembrado pelos torcedores do Barcelona até os dias de hoje. “O torcedor brasileiro não tem idéia de como o Evaristo de Macedo é idolatrado na Espanha. Foi, sem dúvida, um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos”, disse uma vez o ex-jogador Roberto Dinamite, que teve uma passagem rápida pela Catalunha.
Evaristo de Macedo disputou 151 jogos com a camisa do Barcelona e balançou as redes 105 vezes, tendo conquistado quatro campeonatos espanhóis. Confira a lista de maiores artilheiros brasileiros da história do El Clasico:
— Vinícius Júnior: 7 gols
— Evaristo de Macedo e Ronaldo Fenômeno: 6 gols
— Giovanni, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho: 5 gols
— Neymar e Romário: 3 gols
— Roberto Carlos e Sonny Anderson: 2 gols