Liga Forte já definiu o que vai fazer com direitos de transmissão na Série A
Após a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) ter vendido os direitos de transmissão do Brasileirão para a Globo a partir de 2025, a Liga Forte União (LFU) passou a estruturar seu modelo de venda dos direitos de imagem. O bloco, inclusive, já apresentou uma proposta a emissoras de televisão e plataformas de streaming sobre a divisão de jogos.
A LFU conta com 11 clubes na Série A do campeonato brasileiro: Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco. A ideia é comercializar três pacotes de transmissão diferentes.
Liga Forte e direitos de transmissão
O primeiro pacote diz respeito aos direitos de transmissão para plataformas abertas, seja TV ou streaming gratuito. Já os outros dois referem-se às plataformas pagas (TV por assinatura, ou streaming pago), porém com flexibilidade sobre o uso em qualquer mídia.
Vale ressaltar que ainda não foi feita uma oferta oficial pela compra dos direitos, mas há conversas em andamento com alguns veículos. De acordo com informações do jornalista Allan Simon, o pacote pelas plataformas abertas é a que mais avançou até o momento.
Neste pacote, serão comercializados 38 jogos do Brasileirão, ou seja, um por rodada. A LFU informou que, neste modelo, a intenção é abrir mais horários de transmissão, como quarta-feira às 19h e sábado às 16h.
O objetivo é evitar uma concorrência com a Rede Globo nos horários tradicionais, já que a emissora comprou os direitos de transmissão da Libra entre 2025 e 2029. É importante lembrar que o acordo da Globo com a Libra não impede negociações com a LFU.