Matemáticos se antecipam e Vitória já está com meio pé na Série B
O Esporte Clube Vitória, amplamente conhecido como Leão da Barra, enfrentou um duro revés na última partida contra o Fortaleza. Jogando na Arena Castelão, o time baiano sofreu sua décima derrota na Série A, desafiando a estabilidade do clube na primeira divisão. Esse jogo, que ocorreu pela 17ª rodada, finalizou com o placar de 3×1, favorável ao Fortaleza.
Com esse resultado adverso, o Vitória permanece estagnado com 15 pontos, semelhante ao Corinthians, que ocupa a última posição dentro da zona de rebaixamento. No entanto, por ter uma vitória a mais, o Leão se mantém ligeiramente à frente. Esta situação levanta sérias preocupações sobre o futuro do time na elite do futebol brasileiro.
Qual é o risco de rebaixamento para o Vitória?
Segundo análises do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG, o Vitória detém atualmente 45,5% de chances de regressar à segunda divisão. Essa porcentagem é alarmante, levando em consideração que o time ainda tem jogos complicados pela frente. Os mais próximos são contra equipes que também lutam contra o desespero do rebaixamento.
O próximo embate do Vitória será uma partida crítica contra o Grêmio, marcada para acontecer no próximo domingo, no Estádio Centenário em Caxias do Sul. Com início previsto para às 11h, este jogo é considerado vital para ambos os clubes, já que o Grêmio também se encontra em uma situação delicada, tentando se afastar da zona de descenso.
O panorama do rebaixamento na Série A
Além do Vitória e do Corinthians, outros times enfrentam riscos iminentes de rebaixamento. Grêmio, com 61,9%, e Atlético-GO, com 81,4% de probabilidade, estão atrás apenas do Fluminense. O time carioca, que se encontra na lanterninha do campeonato com apenas oito pontos, tem impressionantes 86,0% chances de descenso, de acordo com estudos estatísticos.
Em meio a esses desafios, a torcida do Vitória e todos envolvidos aguardam ansiosamente pelos próximos jogos, esperando que o time possa superar as adversidades e garantir sua permanência na Série A. Os jogadores, por sua vez, estão focados e determinados a mudar o atual panorama, elevando o desempenho em campo para evitar a queda para a segunda divisão.