Ex-Bahia relembra passado e fala sobre trocar o Tricolor por grande rival

Foto: Divulgação/True Bangkok United

Vander, jogador natural de Salvador, tem uma história marcada pelos dois principais clubes da cidade, o Bahia e o Vitória. Sua trajetória no Bahia foi um dos momentos mais importantes de sua carreira no Brasil, com o atleta conquistando um acesso à Série A e um título estadual. Em 2012, Vander estava em grande fase no Tricolor, mas sua saída para o Vitória foi um dos momentos mais polêmicos da sua carreira.

Jogador revelou motivo de ir para o Vitória

Sobre a troca de clube, Vander explicou em entrevista ao portal “GE” que sua decisão foi motivada pela falta de valorização por parte da diretoria do Bahia, que fez uma proposta considerada baixa para renovação de contrato. O Vitória, por outro lado, ofereceu uma proposta muito mais vantajosa financeiramente, com contrato de quatro anos e estabilidade. Apesar da insegurança inicial sobre como seria recebido pelos torcedores do rival, a recepção foi positiva, e Vander permaneceu no Vitória por quatro temporadas, onde conquistou dois campeonatos baianos e um acesso à Série A.

Vander lembra com carinho do apoio que recebeu do presidente do Vitória, Alexi Portela, e revela que, embora tenha começado sua carreira no Bahia, com uma identificação muito forte com o clube, foi no Vitória que ele sentiu uma relação mais intensa com a torcida. Ele até reconhece que a trajetória no Leão foi marcada por um “amor e ódio” com os torcedores, mas o reconhecimento veio com as conquistas.

Em relação ao Bahia, Vander também revela que um dos grandes arrependimentos de sua carreira foi a declaração de amor ao clube, na qual expressou seu desejo de voltar a defender o Tricolor. Essa fala não foi bem recebida no Flamengo, o que emperrou a renovação de seu contrato com o clube carioca. Ele acredita que essa manifestação sobre o Bahia, mesmo sendo sincera, prejudicou sua permanência no Flamengo, que já havia acertado sua renovação.

Com uma passagem pelo Bahia marcada por conquistas, Vander se orgulha de sua trajetória, mas reconhece que, entre os dois clubes, a identificação maior é com o Vitória, onde se sentiu mais valorizado e com a confiança que o permitiu crescer como jogador.