Matheus Teixeira, um nome que ficou marcado na memória dos torcedores do Bahia, tornou-se protagonista ao ser o goleiro fundamental na conquista da Copa do Nordeste de 2021. Após sua passagem pelo Tricolor, ele passa a integrar o elenco do Rio Ave, participante da Primeira Divisão do Campeonato Português.
Revelado nas categorias de base do Palmeiras, Matheus teve sua grande oportunidade ao integrar o elenco do Bahia no Brasileirão de Aspirantes. Graças às circunstâncias favoráveis, como lesões nos titulares, ele assumiu a responsabilidade na Copa do Nordeste de 2021, onde, com defesas heroicas de pênaltis, consolidou seu nome na história do clube.
A performance de Matheus Teixeira destacou-se nas partidas decisivas contra Fortaleza e Ceará, onde suas defesas nos pênaltis firmaram a classificação e o título para o Tricolor. Apenas dois anos após a glória na Copa do Nordeste, ele encontrou desafios internos e mudanças na equipe, o que resultou em menos tempo de jogo.
Goleiro perdeu espaço nos últimos anos
Após o alto desempenho na edição de 2021, Matheus experimentou um período em que o clube optou por novos nomes para a defesa das metas. Esse cenário levou o jogador a buscar novos desafios e experiências fora da Bahia, sendo emprestado para o Oita Trinita, do Japão, onde disputou apenas 5 partidas e, posteriormente, para o Criciúma, em 2024, onde sequer entrou em campo.
Matheus Teixeira é o terceiro reforço do Rio Ave nesta reabertura do mercado de transferências, após as chegadas dos defensores Andreas Ndoj e Nelson Abbey, ambos cedidos por empréstimo pelo Olympiacos, da Grécia.