Lembra dessa? Renato Gaúcho marcou seu nome na história do Tricolor de Aço
O ano de 2010 foi simplesmente histórico para o Esporte Clube Bahia.
Após sete anos de angústia da torcida tricolor baiana, o Esquadrão de Aço finalmente voltava ao lugar de onde nunca deveria ter saído. A Série A do Brasileirão.
Mas, pouca gente se lembra. Só que um dos grandes responsáveis pela formação dessa equipe vencedora foi Renato Gaúcho.
Logo após o Tricolor conseguir o acesso, ele fez questão de paralisar uma coletiva de imprensa no Grêmio para parabenizar.
— Gostaria de parabenizar o Bahia pela ascensão para a Série A. Queria mandar um abraço para todos os jogadores, o Márcio (Araújo, atual técnico) e o time que está voltando. A Primeira Divisão é onde o Bahia deve estar.
— Os méritos são do Márcio, que pegou o Bahia pouco antes da metade do campeonato (Série B). Eu tenho uma participação porque praticamente 99% do grupo fui eu que montei, mas cada um tem seus méritos de acordo com sua proporção, disse o treinador gremista.
Renato comandou o time naquela campanha por 13 rodadas e deixou o time em sexto lugar, quando foi convidado a treinar o Grêmio.
Ao total foram 36 jogos, com 19 triunfos, oito empates e 11 derrotas.
Assim, o Bahia terminou em terceiro colocado, com 65 pontos na competição e retornou a elite. A campanha poderia ter sido ainda melhor caso o time não tivesse relaxado, perdendo os dois últimos jogos para Santo André em casa e para o Bragantino, fora de casa, no Morumbi