No apagar das luzes, Bahia conquistou pentacampeonato estadual e confirmou hegemonia
Que o Bahia é a maior equipe do estado homônimo e da região nordestina, não é segredo para ninguém. E isso gera vitórias épicas, com o poder da camisa.
Em 2023 isso aconteceu, mas no futebol de base. No sub-20, o Bahia conquistou na bacia das almas o pentacampeonato baiano e consagrou mais uma hegemonia no futebol estadual.
Hegemonia do Bahia
O campeonato baiano sub20 de 2023 aconteceu em duas fases. Na primeira, todos os times divididos em dois grupos jogaram e os quatro primeiros de cada grupo avançaram.
O Bahia passou em segundo lugar com 18 pontos, com seis triunfos e duas derrotas. Na segunda fase passou pelo Camaçariense nas quartas de final com um triunfo e um empate, nas semifinais com autoridade passou por cima do rival Vitoria.
Na grande final, o Jacuipense foi mais páreo que o rival. A primeira partida foi vencida por eles em 1 a 0 e no segundo jogo, e na finalíssima o Bahia saiu vencendo por 2 a 0, sofreu um gol e a partida estava indo aos pênaltis. Só que aos 48 da segunda etapa. Roger Ruan salvou, Juninho e vitinho fizeram os primeiros.
Com isso, o Bahia alcançou 22 títulos e chega ao quinto consecutivo (em 2020 não aconteceu em decorrência da pandemia de Covid-19). O rival rubro-negro tem 19 títulos.