Ano desastroso: Tudo o que aconteceu na temporada 2014 do Bahia
O ano de 2014 dentro de campo foi uma verdadeira tragédia para o Bahia.
Após subir em 2010, o maior do Nordeste conseguia se manter na elite do Campeonato Brasileiro, apesar de sofrer nas mãos do rival Vitória em competições estaduais.
Porém, em 2014, tudo mudou e o Bahia experimentou a descida ao inferno mais uma vez. Com 38 pontos, o Tricolor terminou rebaixado para a segunda divisão.
Mas, como foi essa temporada?
O Bahia começou o ano bem, foi campeão estadual em cima do seu grande rival sem grandes problemas, mas tinha um grande jogador no elenco, Anderson Talisca.
Ele foi o melhor jogador do estadual e se destacou, como resultado, o Bahia não conseguiu segurar ele e o vendeu na janela do meio do ano. Com isso, o time teve um grande déficit técnico.
No segundo semestre, o resultado do Bahia foi tenebroso. Isso muito se deu pela falta de força em casa, o Bahia foi a pior campanha de todos os 20 times jogando sob seus domínios.
Além disso, foi a primeira temporada após a grande mudança que o time sofreu em 2013. Um grupo de opositores se uniu e conseguiu na Justiça a intervenção sob o mandato de Marcelo Guimarães Filho. Com isso, o time passou por uma democratização e teve eleições diretas.
Apesar desse movimento dar resultados a médio e longo prazo, a curto prazo o Bahia permaneceu em queda e o rebaixamento para a Série B de 2015 foi inevitável. Ao menos, para consolo, os rivais rubro-negros também foram rebaixados, com apenas um ponto a mais e viveram o calvário ao mesmo tempo.