José Sanfilippo: adversário, artilheiro e ídolo do Bahia
Muitas vezes, os nossos grandes heróis podem ser no presente ou terem sido grandes vilões no passado. E isso também acontece com o grande Bahia.
O grande artilheiro, José Sanfilippo apareceu como um grande rival para o Tricolor de Aço, mas conseguiu conquistar os corações baianos.
Natural de Buenos Aires, o argentino teve carreira de sucesso no futebol argentino, em que o seu auge foi no San Lorenzo, equipe que jogou de 1953 a 1962.
Em 1960, sua história começou a coincidir com a do Bahia. O Tricolor havia se classificado para a Libertadores e logo na primeira fase teve que encarar o San Lorenzo.
Carrasco para o Bahia
José foi o grande algoz do Bahia. Na primeira partida, marcou um dos três na vitória por 3 a 0 dos argentinos.
Na volta, o Bahia chegou a sonhar, mas não conseguiu responder o placar, venceu por 3 a 2 e os dois gols argentinos vieram de Sanfilippo, causando tristeza aos torcedores presentes na Fonte Nova.
Após sair do San Lorenzo e rodar por outras equipes, ele desembarcou em Salvador como um grande reforço para o Bahia em 1968.
Foram três anos com a camisa tricolor, mas o suficiente para ganhar os corações baianos. Em 71 partidas, ele marcou 48 gols e ajudou o Bahia a ser bicampeão estadual consecutivo.
Hoje, com 88 anos, o ex-jogador é considerado um grande nome da história do futebol argentino e também do futebol baiano.