Você já ouviu falar sobre Octávio Mangabeira? Bahia teve grande relação com o nome desde que foi fundado

Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Bahia é o maior campeão baiano da história, além de ser o único nordestino bicampeão do Campeonato Brasileiro. Além disso, protagoniza uma rivalidade histórica com o rival da cidade de Salvador.

Atualmente, o Esquadrão de Aço manda seus jogos na Arena Fonte Nova, local do antigo Estádio Octávio Mangabeira, que foi inaugurado em 1951, fechado em 2007 e demolido em 2010 para a construção da nova Arena, que sediou a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Em seu currículo, o Bahia possui 50 títulos do Campeonato Baiano, quatro títulos da Copa do Nordeste e dois títulos do Brasileirão (1959 e 1988).

Atualmente, o Tricolor de Aço disputa a Série A do Brasileirão, sob o comando do técnico Rogério Ceni. No início de 2023, o clube passou a ser controlado pelo City Football Group, que administra o Manchester City, da Inglaterra e mais algumas equipes espalhadas pelo mundo.

Sob o comando do Grupo City, o Bahia investiu mais de R$ 90 milhões na contratações de 25 reforços, sendo o lateral-esquerdo Chávez o mais caro de todos. Apesar do alto investimento, a situação da equipe na tabela do Brasileirão não é nada boa. Na zona de rebaixamento, com 25 pontos, o Esquadrão precisa de uma recuperação imediata para evitar o descenso.

Próximos jogos do Bahia

Sáb, 07/10 – Goiás x Bahia – Hailé Pinheiro

Qua, 18/10 – Bahia x Internacional – Fonte Nova

Sáb, 21/10 – Bahia x Fortaleza – Fonte Nova

Qua, 25/10 – Cruzeiro x Bahia – Mineirão