O jogo que marcou o fim do sonho tricolor em 1990
Campeão do Brasileirão no anos de 1959 e 1988, o Bahia ainda fez mais uma ótima campanha no principal torneio do futebol nacional. Em 1990, o Esquadrão de Aço chegou até a fase de semifinais, sendo eliminado pelo Corinthians, que se sagrou o grande vencedor semanas depois.
Após fazer boas campanhas nas fases anteriores e eliminar o Bragantino nas quartas de final, o Bahia encarou o Corinthians nas semis.
O Esquadrão até fez um bom jogo contra o Alvinegro Paulista, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1, no Pacaembu lotado, no jogo de ida, com gols de Neto e Paulo Rodrigues (contra), enquanto Wágner Basílio descontou para o Tricolor.
No jogo de volta, contando com o apoio de 64 mil presentes na Fonte Nova, o Esquadrão não conseguiu balançar as redes e foi eliminado, com o 0 a 0 insistente.
Na grande decisão, o Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 nos dois jogos e se sagrou o campeão brasileiro daquela temporada. Apesar da derrota no jogo decisivo das semis, a campanha do Bahia é lembrada até hoje como uma das maiores da história do clube.
Ficha técnica da partida que marcou o fim do sonho do Bahia em 1990
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Municipal Paulo Machado de Carvalho, São Paulo, SP
Data: 06 de dezembro de 1990 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Joaquim Gregório dos Santos Filho
Gols: Neto e Paulo Rodrigues (gol contra) (Corinthians); Wágner Basílio (Bahia)
Público: 40.000 torcedores
Renda: Cr$ 24.556,50 (Cruzeiros)
CORINTHIANS: Ronaldo Giovanelli; Giba, Marcelo, Guinei, Wilson Mano, Márcio, Tupãzinho, Neto (Ezequiel), Fabinho, Paulo Sérgio e Mauro. Técnico: Nelsinho Baptista
BAHIA: Chico; Maílson, Jorginho, Wágner Basílio, Gléber, Paulo Rodrigues, Gil, Luís Henrique (Mazinho), Naldinho, Charles e Marquinhos (Hélio). Técnico: Candinho
Fonte de pesquisa: Almanaque do Timão.