HEGEMONIA: Bahia atropelou o Leão e avançou para conquistar o Campeonato Baiano
Maior vencedor da história do Campeonato Baiano, o Bahia já levantou o troféu do estadual em 50 oportunidades. Porém, a edição de 1991 foi bastante especial para os torcedores do Esquadrão de Aço, muito por conta dos duelos com o rival, Vitória.
Disputado em quatro turnos, a edição em questão contou com a participação de dez clubes. Além dos rivais históricos Atlético Alagoinhas, Catuense, Fluminense de Feira de Santana, Galícia, Itabuna, Jacuipense, Serrano, e Ypiranga também estiveram na competição.
Com uma campanha arrasadora, o Bahia levantou a taça do Baiano de 1991. O aproveitamento do Tricolor naquela edição do estadual foi de 22 vitórias, onze empates e apenas duas derrotas, nos 35 jogos disputados.
Além disso, o Esquadrão marcou 65 gols e sofreu apenas 21, terminando assim com um saldo de 44 gols positivos. Principal nome da equipe, o atacante Vandick foi o grande artilheiro do torneio com 21 gols, nove a mais que Luís Henrique, também do Bahia, que foi o segundo no ranking dos goleadores da competição.
Durante o torneio, Bahia e Vitória se enfrentaram em oito oportunidades, com quatro vitórias do Esquadrão de Aço e quatro empates.
Apesar de ter vencido praticamente todos os turnos, o Bahia ainda teve que disputar a final contra o Fluminense de Feira de Santana. No primeiro jogo, o Tricolor foi derrotado por 3 a 2. No segundo, empate em 1 a 1. Já no terceiro e decisivo confronto, o Esquadrão de Aço se sagrou campeão, com vitória por 3 a 0. Os gols do Bahia no jogo final foram marcados por Naldinho, Luís Henrique e Vandick.
Duelos entre Bahia e Vitória nesta edição do Campeonato Baiano
Vitória 0-0 Bahia
Bahia 2-0 Vitória
Bahia 0-0 Vitória
Vitória 0-3 Bahia
Bahia 1-1 Vitória
Vitória 0-0 Bahia
Vitória 1-3 Bahia
Bahia 1-0 Vitória