TOP-5! Veja os cinco jogadores que mais vezes jogaram pelo Bahia
Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Bahia é o maior campeão baiano da história, além de ser o único nordestino bicampeão do Campeonato Brasileiro. Além disso, protagoniza uma rivalidade histórica com o rival da cidade de Salvador.
Atualmente, o Esquadrão de Aço manda seus jogos na Arena Fonte Nova, local do antigo Estádio Octávio Mangabeira, que foi inaugurado em 1951, fechado em 2007 e demolido em 2010 para a construção da nova Arena, que sediou a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Em seu currículo, o Bahia possui 50 títulos do Campeonato Baiano, quatro títulos da Copa do Nordeste e dois títulos do Brasileirão (1959 e 1988).
Atualmente, o Tricolor de Aço disputa a Série A do Brasileirão, sob o comando do técnico Rogério Ceni. No início de 2023, o clube passou a ser controlado pelo City Football Group, que administra o Manchester City, da Inglaterra e mais algumas equipes espalhadas pelo mundo.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os jogadores que mais vestiram a camisa do Esquadrão de Aço.
5º Biriba – 529 jogos
Conhecido por sua qualidade fora do normal, Biriba é um dos grandes pontas da história do futebol brasileiro. Fez história com a camisa do Bahia nos anos 50. Em 14 anos no clube, venceu seis estaduais, participou de duas Taças Libertadores da América e foi Campeão Brasileiro
4º Florisvaldo – 543 jogos
Mais um membro do elenco campeão brasileiro de 1959, Florisvaldo é uma das maiores lendas do Tricolor. Atuando como lateral, também venceu o estadual em seis oportunidades.
3º Edinho Jacaré – 552 jogos
Polivalente, Edinho Jacaré vestiu a camisa do Bahia em 552 partidas. Esteve presente em diversas conquistas de títulos com o Esquadrão de Aço. Até hoje, é lembrado com um dos grandes ídolos da história do clube.
2º Henricão – 590 jogos
Zagueiro da equipe que venceu o Brasileirão de 1959 com o Bahia, Henricão ainda conquistou mais cinco Campeonatos Baianos com o clube.
1º Baiaco – 634 jogos
Um verdadeiro ícone na história do Bahia. É, de longe, o jogador que mais vestiu camisa do clube. Marcador implacável, esteve presente na grande hegemonia do Campeonato Baiano que ganhou o inédito Heptacampeonato Estadual, entre 1973 e 1979.