Vexame na Fonte Nova em 2003 decidiu o futuro do Bahia
Naquela que até hoje é a maior goleada sofrida por um mandante na história do Campeonato Brasileiro, o Bahia levou um sonoro 7 a 0 do Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão de 2003. Com o resultado, o Tricolor acabou sendo rebaixado para a Série B.
A missão do Bahia não era nada fácil. Além de vencer o grande campeão daquela temporada, a equipe também teria que torcer por derrotas de Fluminense ou Paysandu, além de ao menos um empate do Grêmio.
Porém, tudo deu errado para o Esquadrão naquela tarde de 14 de dezembro. Diante de 26 mil torcedores, o Cruzeiro teve uma atuação de gala e atropelou os donos da casa, com cinco gols de Alex, um de Felipe Melo e outro de Motta.
Além disso, nenhum dos outros resultados necessários aconteceu. Após o fim da rodada, o Bahia ficou com a lanterna da competição. O Tricolor fez apenas 46 pontos em 46 rodadas, três a menos que o Paysandu, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Ficha técnica de Bahia 0-7 Cruzeiro
CRUZEIRO
Gomes, Maurinho, Cris, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Recife (Felipe Mello), Wendell (Zinho) e Alex; Márcio Nobre (Alex Dias) e Mota
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BAHIA
Emerson; Valdomiro, Gustavo Castro e Accioly; Paulinho (Ramos), Otacílio, Cícero, Preto e Chiquinho; Cláudio e Didi
Técnico: Edinho Nazareth
Local: Estádio da Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Cartões amarelos: Valdomiro, Paulinho
Gols: Alex (P), aos 13, 16, 27 e 38min do primeiro tempo e aos 21 min, do segundo tempo; Felipe Mello aos 11min. e Motta, aos 23min do segundo tempo.