Se você ainda gosta do Baianão, respire fundo antes de ler isso
Assim como a grande maioria dos campeonatos estaduais irão sofrer com algumas mudanças a partir de 2026. Segundo informações do UOL Esportes, a CBF pretende diminuir o número de datas disponíveis destas competições de 16 para 12.
A mudança ficaram apenas para 2026 pelo fato de alguns contratos já terem sido assinados com o formato atual. O Paulistão, por exemplo, já tem acordo com a Record para 16 datas na TV aberta até o ano de 2025.
A Federação Paulista de Futebol, inclusive é a grande resistência para a mudança. A competição rende cerca R$ 30 milhões para os principais times em termos de transmissão. Nesta temporada, o Palmeiras foi o grande campeão e faturou pouco mais de R$ 50 milhões entre verbas da TV, bilheteria e premiações.
Por outro lado, alguns estaduais, como o Campeonato Mineiro já são disputados em apenas 12 datas. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem conversado com as federações, mostrando a importância da redução do calendário para tentar diminuir a maratona de jogos das equipes.
Apesar dos dirigentes passarem grande parte do ano reclamando dos problemas com os calendários, eles mesmos serão os obstáculos nas mudanças, justamente por participarem das competições que rendem mais dinheiro.
Maiores vencedores do Baianão
Bahia – 50 títulos
Vitória – 29 títulos
Ypiranga – 10 títulos
Botafogo – 7 títulos
Galícia – 5 títulos
Fluminense de Feira – 2 títulos
Fluminense de Salvador – 2 títulos
Atlético de Alagoinhas – 2 títulos