Bahia e Sport estão puxando os nordestinos para o alto escalão
O futebol nordestino, a cada ano, vem evoluindo. Os clubes demonstram um poderio absurdo quando competem diante de brasileiros. Neste caso, quando os enfrentamentos são dentre aqueles que jogam a Copa do Nordeste, a realidade, porém, é um pouco diferente.
Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, os clubes nordestinos apareceram com certa constância na soma dos pontos. O Sport, por exemplo, é o que mais acumulou durante a disputa: foram 497, contabilizando apenas quando esteve na Série A.
O mesmo é válido para o Bahia, com dois pontos a menos, somando 495 durante o período – até o momento desta reportagem (30/11). O Bahia pode, inclusive, superar o Leão, que neste ano, aplicou uma verdadeira goleada sobre o Tricolor, por 6 a 0.
Na terceira colocação, quem aparece é o rival do Bahia: o Vitória somou, até então, 468 pontos. Logo em seguida, o Fortaleza, que neste ano, quase conquistou, pela primeira vez, um título internacional em sua história. O Leão do Pici foi derrotado, nos pênaltis, para a LDU, do Equador, e ficou com o vice-campeonato.
Na Copa do Nordeste, Bahia é tetracampeão
O Bahia, tetra da Copa do Nordeste, conquistou o torneio, pela última vez, em 2021. Em 2001, 2002 e em 2017, também levantou a taça da competição. O Vitória também venceu na mesma quantidade, tendo quatro troféus.
Sport e Ceará dividem a segunda posição no quesito, com três títulos da Copa do Nordeste. Fortaleza, bi-campeão, América-RN, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa fecham o ranqueamento de campeões.