Ninguém falou sobre a pancadaria entre torcida e PM na Fonte Nova
Foi com muita emoção, mas o Bahia conseguiu permanecer na Série A do campeonato brasileiro. A equipe do técnico Rogério Ceni venceu o Atlético Mineiro, na Fonte Nova, por quatro a um e contou com uma derrota do Santos para o Fortaleza.
Porém, apesar do alívio e da festa, a conquista também teve episódio de violência protagonizado pela Polícia Militar.
Polícia Militar na Fonte Nova
Após o apito final, o que era pra ser um clima de festa e alívio das arquibancadas da Fonte Nova se transformou em um ambiente de violência e tensão. Novamente, a Polícia Militar foi protagonista nesse episódio.
Ao longo da temporada, vários jogos do Brasileirão foram marcados pela violência e evidenciaram o despreparo das forças de segurança para lidar com problemas. Muitas vezes, foi utilizado o uso de força desproporcional para conter os torcedores.
No caso do duelo entre Bahia e Atlético Mineiro, a PM abusou de seu poder e até utilizou armas contra os torcedores que estavam apenas comemorando a permanência na Série A. Há vários relatos sobre a atuação anti-profissional dos policiais, como mostra o vídeo abaixo:
O Ministério Público e a Polícia Militar ainda não se manifestaram sobre o assunto. O Bahia também não emitiu comunicado sobre os acontecimentos, mas deve analisar as imagens nos próximos dias.
O Tricolor de Aço terminou o Brasileirão na 16ª colocação com 44 pontos, apenas um a mais que o Santos — a última equipe a ser rebaixada na edição 2023 do campeonato brasileiro.