FIFA não pegou leve e decidiu punir a CBF

A FIFA puniu a CBF pela confusão nas arquibancadas antes do clássico entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O jogo foi atrasado em função do incidente.

Com isso, a entidade máxima do futebol mundial aplicou uma multa de 70 mil francos suíços (pouco mais de R$ 400 mil).

FIFA pune CBF

O episódio aconteceu em novembro do ano passado, em jogo válido pela 6ª rodada das Eliminatórias. A partida foi realizada no Maracanã e a confusão aconteceu no setor misto das arquibancadas.

A briga envolveu, majoritariamente, torcedores da Argentina e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. O duelo começou com 30 minutos de atraso e os jogadores argentinos quase se recusaram a entrar em campo, após eles irem em direção à confusão para tentar acalmar os ânimos.

Diante desse cenário, a CBF foi enquadrada no artigo 17 do Código Disciplinar da FIFA, que diz sobre causar desordem dentro ou nas redondezas do estádio. A punição poderia ter sido mais severa com, por exemplo, perda de mando de campo.

Segundo comunicado da entidade máxima do futebol brasileiro na época, o plano de segurança foi elaborado de “forma cuidadosa e estratégica junto às autoridades, especialmente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”. A PM, inclusive, havia aprovado o plano de segurança.

Além da punição para a CBF, o meia Joelinton levou dois jogos de suspensão em função do cartão vermelho direto recebido durante a partida. Com isso, ele está fora dos jogos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas.