Ele dividiu vestiário com Forlán, aposentou no Bahia e trabalha para Ronaldo Fenômeno
Um dos grandes nomes do futebol brasileiro na última década foi o volante Elias. O jogador fez história no Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro e fora do país jogou ao lado do atacante Diego Forlán no Atlético de Madrid.
O ex-jogador de 38 anos pendurou as chuteiras em 2021 após o fim do seu contrato com o Bahia e hoje trabalha com Ronaldo Fenômeno na gestão da SAF do Cruzeiro.
Elias no Bahia
O Bahia fechou a contratação de Elias em setembro de 2020, quando o jogador estava livre no mercado e utilizando o CT do Santos para manter a forma física. O volante estava apalavrado com o Peixe, mas a equipe não pôde inscrevê-lo por conta de uma punição da Fifa.
O vínculo era válido até o fim do Brasileirão, que, por conta da pandemia, se encerrava em fevereiro do ano seguinte. Elias disputou 16 jogos com a camisa do Tricolor de Aço e não teve participação direta em gols.
Na época, o Bahia publicou uma nota oficial informando a contratação e destacando a vitoriosa carreira de Elias no futebol. Confira na íntegra:
O Esporte Clube Bahia comunica que o meio-campista Elias é o novo reforço tricolor. A contratação foi anunciada em primeira mão no Sócio Digital, aplicativo oficial do clube.
Com dois títulos da Copa do Brasil e um do Brasileirão no currículo, ele já trabalhou com o técnico Mano Menezes no Corinthians, entre 2008 e 2010; no Flamengo, em 2013; e novamente no Corinthians, em 2014.
O atleta, que fechou com o Bahia até o fim do Nacional, em fevereiro, vinha treinando com o Santos desde o início do mês, mas não pôde assinar, devido a uma punição da Fifa.
Ao longo da carreira, disputou 35 partidas pela Seleção. No ano passado, foram 53 pelo Atlético-MG, onde chegou em janeiro de 2017, comprado por 2,5 milhões de euros. Ao todo, realizou 164 jogos defendendo o Galo e marcou o gol de um título mineiro. Também ganhou o Estadual de SP, em 2009, e três Bolas de Prata de melhor volante do país.
Paulistano de nascimento (16/05/1985), Elias Mendes Trindade começou na divisão de base do Palmeiras, inclusive como atacante, e se profissionalizou no Náutico. Atuou pelo Atlético de Madri-ESP, em 2011, e pelo Sporting-POR, entre 2011 e 2013, além da Ponte Preta, São Bento e Juventus-SP.