Grupo City acertou bonito e finalizou negócio que vai parar a Europa
O Bahia passou a fazer parte do Grupo City no início do ano passado, quando concluiu a venda de 90% de sua SAF. Com isso, o Tricolor de Aço faz parte de uma rede de clubes administrada pelo conglomerado.
Na última segunda-feira (19), o Grupo City fechou uma parceria com mais um clube europeu. Trata-se do İstanbul Başakşehir, da Turquia, que receberá uma consultoria do conglomerado.
Grupo City na Europa
A parceria entre Grupo City e İstanbul Başakşehir prevê a consultoria do Grupo em diversos assuntos ligados ao futebol, como planos de longo prazo, contratações, estrutura de olheiros, entre outras questões. Porém, diferente do que acontece com Bahia ou Manchester City, por exemplo, não há investimento financeiro ou compra do clube turco.
O negócio é parecido com o que acontece no Bolívar-BOL, mas com menor grau de influência. O clube boliviano recebe auxílio da rede City e investimento em infraestrutura, enquanto o İstanbul Başakşehir receberá apenas consultoria.
O Grupo City divulgou uma nota informando a parceria. “O CFG vai fornecer aconselhamento focado em planos de longo prazo e sustentabilidade, com as melhores práticas de estratégias para recrutamento de jogadores, categorias de base e uso de dados”, escreveu.
Com a entrada do İstanbul Başakşehir, o Grupo possui uma rede de 14 clubes, sendo que apenas o İstanbul e o Bolívar são no modelo de “parceria”. Confiras quais são as outras 12 equipes administradas diretamente pelo CFG:
— Bahia (Brasil)
— Manchester City (Inglaterra)
— Girona (Espanha)
— New York City (Estados Unidos)
— Montevideo City Torque (Uruguai)
— Melbourne City (Austrália)
— Mumbai City FC (Índia)
— Yokohama Marinos (Japão)
— Sichuan Jiuniu (China)
— Palermo (Itália)
— Troyes (França)
— Lommel SK (Bélgica)