CBF convoca reunião e decisão pode mudar os rumos do Bahia em 2024
A CBF convocou representantes dos 20 clubes da Série A do campeonato brasileiro para discutir o aumento do limite do número de jogadores estrangeiros por partida. O tema já foi assunto no futebol nacional na temporada passada.
Atualmente, o limite é de sete jogadores estrangeiros por jogo. Durante o encontro, que ainda não tem data definida, o Conselho Técnico da CBF irá propor um aumento para nove atletas.
Limite de estrangeiros por jogo
A tendência é que a reunião aconteça entre o fim de fevereiro e o começo de março, uma vez que a votação deve ser feita com 45 dias de antecedência do início do Brasileirão. A Série A começa no dia 14 de abril e seu término está previsto para o dia 8 de dezembro.
O número de jogadores estrangeiros que desembarcam no futebol brasileiro vem aumentando nos últimos anos, o que tem gerado mudanças nos regulamentos das competições. Por exemplo, em 2023, os clubes aceitaram aumentar o limite de cinco para sete atletas por partida.
Se a proposta de nove jogadores por jogo for aprovada, o futebol brasileiro será o de maior aceitação de estrangeiros entre os campeonatos da América do Sul. Neste momento, o Equador lidera com um limite de oito estrangeiros por partida, enquanto que a Argentina é a última colocada com seis, mas apenas cinco podem ser relacionados para o jogo.
Atualmente, o Bahia possui quatro jogadores estrangeiros em seu elenco: os colombianos Santiago Arias e Óscar Estupiñán, o uruguaio Nicolás Acevedo e o argentino Victor Cuesta.