Bahia já está sabendo que seu novo CT corre sérios riscos de nem existir
Com a venda para o Grupo City, o Bahia tem o plano de se tornar um dos protagonistas do futebol brasileiro nos próximos anos. Além de realizar contratações para o time, o Grupo planeja investir em estrutura para os jogadores.
Desse modo, há o projeto para construção de um novo centro de treinamento para o Tricolor de Aço, dessa vez mais próximo do centro de Salvador. Porém, a obra pode nem sair do papel.
Novo CT do Bahia?
O plano do Grupo City é construir um novo CT na região da Via Metropolitana, a fim de aproximar o clube da cidade. A diretoria do Tricolor de Aço já entrou em contato com a prefeitura de Salvador em busca de um terrenos para concretizar o projeto.
Porém, tanto o governo como o Esquadrão esbarraram no Quilombo Quingoma, o primeiro território Iorubá do Brasil. A área de mais de 1,2 mil hectares abriga três mil pessoas e está em disputa judicial.
Junto do Ministério Público, o Quilombo Quingoma trava uma batalha há anos pela titulação de seu território. A região com precisamente 1.284 hectares já foi reconhecida pela Fundação Palmares e aguarda deliberação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
O Estado da Bahia realizou uma proposta para regularizar apenas 288 hectares de terra, o que foi prontamente recusado pelas lideranças do Quilombo, que reivindicam a área total. Portanto, muito provavelmente, o Tricolor de Aço terá que procurar outro local para iniciar a construção do seu novo CT.