Novo Brasileirão saiu do papel? Bahia foi confirmado e gigante carioca está fora
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (25) o Plano Geral de Ações, o Regulamento Específico da Competição e a tabela da primeira fase do Campeonato Brasileiro Masculino Sub-20. A competição está programada para iniciar nos dias 2, 3 ou 4 de abril e se encerrar em 28 de setembro.
Uma mudança significativa para este ano é que, na primeira fase, os 20 clubes participantes se enfrentarão em turno único. Nas fases seguintes, os confrontos serão decididos em partidas únicas (2ª e 3ª fases) e em jogos de ida e volta (4ª e última fase).
Os times que disputam o campeonato são: Bahia, Botafogo, Grêmio, São Paulo, Athletico, Corinthians, Fortaleza, Cuiabá, América, Goiás, Flamengo, Red Bull Bragantino, Atlético, Atlético-GO, Internacional, Santos, Ceará, Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense.
Com essa nova configuração, o campeonato contará com um total de 198 jogos, em comparação com as 103 partidas disputadas na edição anterior.
Diretor falou sobre a novidade
O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, destacou que o aumento no número de jogos durante a primeira fase proporcionará mais oportunidades e desenvolvimento para os atletas em formação, elevando o nível técnico e a visibilidade da competição.
“Dessa forma, a CBF avança em seu compromisso de valorizar cada vez mais suas competições, uma das prioridades do presidente Ednaldo Rodrigues”, afirmou Julio.
Após o turno único, oito times avançarão para as quartas de final. Os vencedores dos confrontos entre 1º e 8º, 2º e 7º, 3º e 6º, e 4º e 5º colocados se classificarão para as semifinais, a terceira fase, onde lutarão pela vaga na decisão.
Confira os confrontos da primeira rodada
- Botafogo x Grêmio
- São Paulo x Athletico-PR
- Corinthians x Fortaleza
- Cuiabá x América-MG
- Goiás x Flamengo
- Red Bull Bragantino x Atlético-MG
- Bahia x Atlético-GO
- Internacional x Santos
- Ceará x Palmeiras
- Cruzeiro x Fluminense