Aconteceu e virou manchete! Rogério Ceni encerra ciclo no Bahia

Créditos: Divulgação/Bahia EC

O Vasco da Gama e o Bahia são equipes de futebol com um longo histórico de confrontos dentro do cenário nacional. Este clássico do Campeonato Brasileiro tem sido marcado por disputas acirradas e resultados que, muitas vezes, são decididos nos detalhes. Este artigo explora o histórico de jogos entre as duas equipes, com foco nos últimos anos.

A rivalidade começou em 1959, durante a semifinal da Taça Brasil, onde o Bahia saiu vitorioso. Desde então, os dois clubes enfrentaram-se em 63 ocasiões, resultando em uma leve vantagem histórica para o Bahia, com 26 triunfos contra 17 do Vasco e 20 empates.

Quem têm levado vantagem nos últimos anos?

Nos últimos cinco anos, o Bahia consolidou ainda mais sua posição frente ao Vasco. Entre 2019 e 2024, os dois clubes se enfrentaram nove vezes, com o Bahia perdendo apenas uma vez. Esse histórico recente tem sido positivo para o Tricolor, que obteve cinco vitórias e três empates neste período.

Um ponto alto dessa sequência foi a vitória de 1×0 do Vasco contra o Bahia em 2022, durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Este foi o único revés do Tricolor nos últimos cinco anos contra o clube carioca.

Qual é a atual situação entre Bahia e Vasco?

Analisando o retrospecto mais recente, o Bahia ganhou três das últimas quatro partidas contra o Vasco, com apenas um empate. Este domínio recente, porém, não refletiu na última partida, em que o Bahia foi derrotado por 3 a 2 pelo rival, encerrando esse ciclo recente de vitórias.

  • No Campeonato Brasileiro de 2019, uma vitória importante rompeu uma sequência sem vitórias do Bahia sobre o Vasco.
  • Em 2021, o Bahia venceu por 3×0, um dos resultados mais expressivos dos confrontos recentes.
  • A vitória mais recente em 2024 reforça o domínio baiano nesta fase da rivalidade.