Aconteceu na Fonte Nova! Uma das maiores tragédias do futebol
O Bahia é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e já proporcionou muitos momentos de alegria para sua torcida apaixonada. Porém, foi protagonista de uma das maiores tragédias do esporte nacional.
Em 2007, durante o jogo do acesso para a Série B do campeonato brasileiro, parte da estrutura de concreto da Fonte Nova cedeu e abriu um buraco na arquibancada superior. Dezenas de pessoas caíram de uma altura de 15 metros e sete acabaram falecendo.
Tragédia na Fonte Nova
O Tricolor de Aço enfrentou o Vila Nova a fim de garantir a vaga para a Série B do campeonato brasileiro, o que aconteceu no final das contas diante de mais de 60 mil torcedores. Porém, a tragédia tomou conta dos holofotes naquele dia.
Segundo as autoridades locais, a parte da arquibancada que cedeu havia recebido a última reforma há 37 anos. Porém , o corpo de bombeiros e as autoridades responsáveis pela segurança disseram que o local precisava passar por manutenção, já que a estrutura era considerada antiga.
O incidente gerou grande tumulto do lado de fora da Fonte Nova e foram utilizados quatro hospitais da região para prestar atendimento aos torcedores. Muitas pessoas protestaram contra os responsáveis pela segurança, argumentando que o local deveria ter sido interditado antes da realização da partida.
O clima na cidade, que era pra ser de festa com a classificação do Bahia, foi tomada pelo luto e pela indignação nas semanas seguintes à tragédia. Após o incidente, a Fonte Nova foi implodida em 2010 e reerguida como Arena Fonte Nova em 2013, sendo um dos estádios utilizados para a Copa do Mundo do ano seguinte.