Acredite se quiser: Bahia está correndo sérios riscos de dar adeus ao Baianão
O início de temporada do Bahia animou muitos torcedores, porém, o que parecia ser um conto de fadas, pode acabar virando um pesadelo. O time comandado por Rogério Ceni encantou com grandes triunfos, mas o início de Campeonato Baiano com a equipe alternativa do Esquadrão pode ter comprometido a continuidade do clube na competição.
O Bahia estreou contra o Jequié, na Arena Fonte Nova, e acabou sendo derrotado, já no segundo jogo, um empate em 3 a 3 com o Atlético-BA. Com a equipe principal, foram cinco partidas, com quatro triunfos e uma derrota, justamente para o Vitória, maior rival do Tricolor de Aço. O Esquadrão figura na terceira colocação do estadual, com 13 pontos conquistados, atrás do Barcelona de Ilhéus e da Juazeirense, o primeiro time fora do G-4 é o Jequié, que possui a mesma pontuação, mas com um jogo a mais.
O Bahia volta a campo contra a Juazeirense no próximo domingo (25), uma derrota em Juazeiro pode significar um verdadeiro drama. Caso não consiga um triunfo, o Tricolor de Aço pode chegar na última rodada com chances reais de ser eliminado na primeira fase do estadual, para isso, o Bahia teria que não vencer o Jacuipense na última rodada e o Jequié derrotar o Jacobina, além do Vitória vencer os seus jogos.
2023 vai se repetir?
Uma eliminação na primeira fase do Campeonato Baiano causaria uma grande crise dentro do clube. Mesmo com todas as críticas, o treinador do Bahia em 2023, Renato Paiva, conseguiu conquistar o estadual, mesmo sem conquistar os corações dos tricolores. Entretanto, a campanha nas demais competições deixou a desejar.
O Esquadrão caiu na fase de grupos da Copa do Nordeste e foi eliminado nas quartas de final para o Grêmio, já no Campeonato Brasileiro, o drama foi ainda maior. O Bahia se livrou do rebaixamento apenas na última rodada do nacional.