Árbitro ajudou o Flamengo contra o Bahia e promete presença na Fonte Nova
Após a realização da pré-temporada em Manchester, o time principal do Bahia faz sua estreia no campeonato baiano nesta quarta-feira (24). A equipe do técnico Rogério Ceni enfrenta o Jacobina, na Arena Fonte Nova, às 19:15h (horário de Brasília).
O árbitro da partida será Emerson Ricardo de Almeida Andrade, que se envolveu em um lance polêmico no duelo do Tricolor de Aço contra o Flamengo no primeiro turno do Brasileirão do ano passado.
Árbitro do Bahia na Fonte Nova
No confronto entre as equipes em 2023, na Fonte Nova, Emerson Ricardo foi o quarto árbitro do jogo. A grande polêmica da partida foi a expulsão do zagueiro Kanu, após ele acertar o rosto do atacante Gabigol.
O defensor do Bahia levou o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso. Porém, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, disse que o árbitro de campo, Paulo Cesar Zanovelli da Silva, errou ao expulsar Kanu.
“Quando Gabigol põe a mão na cara, é uma simulação. Nós estamos pedindo para que os árbitros não caiam nessa simulação. Na rodada passada tivemos 1 ou 2 ações assim onde os árbitros erraram em função da reação do jogador. E nós estamos trabalhando o árbitro para que ele não erre dessa maneira, para que ele tenha elementos claros e fortes o suficiente para expulsar um jogador”, declarou.
Seneme ainda disse que o árbitro de campo não soube filtrar uma informação passada por Emerson Ricardo. Ele havia sinalizado para Paulo Cesar o possível motivo para expulsão do zagueiro, mas quem toma a decisão final é o árbitro de campo, mesmo com um julgamento equivocado das demais autoridades do jogo.
“No áudio, quem comenta ‘o braço vai na cara, ele já tem cartão amarelo’ é o quarto árbitro. No começo do áudio, o árbitro fala ‘nada, nada, nada’. E aí o quarto árbitro, para tentar ajudar, lança uma informação para o árbitro. E vai dizer ‘ah, o quarto árbitro é o culpado’? Não, porque a decisão final é do árbitro, ele é responsável por filtrar informações que recebe”, explicou.