Bahia atropelou o Santos de Pelé, Coutinho e Pepe
Adversários na luta contra o rebaixamento da atual edição do Campeonato Brasileiro, Santos e Bahia já protagonizaram uma decisão histórica na principal competição do país. Na ocasião, o Esquadrão Tricolor se sagrou campeão da Taça Brasil de 1959, que é considerada a primeira grande competição do futebol nacional.
Além de Bahia e Santos, também participaram da competição São Paulo, Vasco da Gama, Atlético/PR, Atlético/MG, Grêmio, Sport/PE, Rio Branco/ES, Hercílio Luz/SC, Auto Esporte/PB, ABC/RN, Ceará/CE, CSA e Tuna Luso.
O Esquadrão de Aço disputou 14 jogos no torneio, com o aproveitamento de nove vitórias, dois empates e três derrotas. O Bahia marcou 25 gols e sofreu 18. Na campanha vencedora, o Tricolor eliminou CSA, Ceará, Sport, Vasco e Santos. Além disso, o artilheiro do torneio foi o camisa 9 do Esquadrão, Léo Briglia, com oito gols.
Nos dois primeiros jogos da final, uma vitória para cada lado. Desta maneira, o título da Taça Brasil de 1959 seria decidido em um terceiro confronto, disputado no Maracanã, que era considerado um estádio neutro.
A grande decisão foi disputada apenas em março de 1960. Porém, durante uma excursão do Santos, o craque Pelé se lesionou e ficou de fora da partida no Rio de Janeiro.
Sem o Rei, o Santos foi presa fácil para o Bahia na decisão. Apesar do gol de Coutinho, marcado ainda no primeiro tempo, o Esquadrão de Aço virou a partida com gols de Vicente, Leo Briglia e Alencar. O Peixe ainda teve três jogadores expulsos na decisão.