Bahia é avisado e xodó da torcida deve estar na próxima Copa do Mundo
A FIFA iniciou, nesta quarta-feira, as visitas às doze cidades brasileiras candidatas a abrigar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. As vistorias ocorrerão entre 25 de setembro e 11 de outubro, com o anúncio das cidades escolhidas previsto para o começo de 2025. A turnê teve início no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro, com uma inspeção no Maracanã.
Entre esta quinta-feira e 11 de outubro, o grupo de especialistas operacionais da FIFA realizará inspeções nas outras 11 cidades-sede candidatas, analisando estádios, transporte, aeroportos, infraestrutura técnica e aspectos como venda de ingressos e hospitalidade. Atenção especial será dada à infraestrutura dos estádios, identificando áreas que precisam ser aprimoradas para atender aos requisitos do torneio.
Quais são as Cidades-Sede Candidatas?
O Brasil apresentou doze opções de cidades-sede, cada uma com estádios destacados. As cidades candidatas são:
- Belém (Estádio Mangueirão)
- Belo Horizonte (Estádio Mineirão)
- Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha)
- Cuiabá (Arena Pantanal)
- Fortaleza (Arena Castelão)
- Manaus (Arena da Amazônia)
- Natal (Arena das Dunas)
- Porto Alegre (Estádio Beira-Rio)
- Recife (Arena de Pernambuco)
- Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã)
- Salvador (Arena Fonte Nova)
- São Paulo (Arena de São Paulo)
Como as Cidades Candidatas Podem Gerar Impacto Positivo?
Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, destacou que um dos pontos mais observados é como as cidades poderiam gerar um impacto positivo nas comunidades ao sediar o torneio. Martin comentou que a avaliação envolve analisar o custo de organização e a geração de receita, além de entender como o evento poderia incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol.
Após a rodada inicial de inspeções, novas avaliações focadas em centros de treinamento e hotéis para as seleções serão realizadas em novembro. A análise abrangente das informações coletadas durante as visitas e a documentação fornecida pelas cidades candidatas guiará o processo de escolha. O anúncio das cidades-sede para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está programado para o início do próximo ano.
Pelo menos oito estádios serão necessários para a organização do torneio, planejado para ocorrer entre junho e julho de 2027. As inspeções atuais são cruciais para a FIFA determinar quais estádios e cidades possuem a melhor infraestrutura e capacidade para sediar o evento.
Expectativas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
A visita da FIFA às cidades-sede candidatas do Brasil para a Copa do Mundo Feminina de 2027 é um passo significativo para a organização do evento. Este será o primeiro torneio do tipo na América do Sul, trazendo grandes expectativas tanto para os organizadores quanto para as cidades candidatas.
Com a inspeção em andamento, o Brasil mostra seu potencial para sediar um evento de tão grande magnitude, destacando suas cidades e estádios, e demonstrando a paixão pelo futebol que é característica marcante do país.