Bahia e Vitória deram a mão e participaram de grande vexame
Protagonistas de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, Bahia e Vitória já passaram por momentos complicados em suas histórias. No ano de 2005, as principais potências do futebol baiano foram rebaixadas para a Série C de mãos dadas.
Naquela temporada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) promoveu uma mudança importante na fórmula de disputa da Série B. Das 22 equipes participantes, apenas duas seriam promovidas para a 1ª divisão, enquanto outras seis seriam rebaixadas para a Série C.
Com campanhas bastante irregulares, Bahia e Vitória terminaram em 18º e 17º, respectivamente. Desta maneira, as duas equipes acabaram rebaixadas para a 3ª divisão do futebol nacional.
Técnico do Bahia naquela temporada, Procópio Cardoso fez diversas críticas ao trabalho da diretoria do clube, após a confirmação do rebaixamento.
“O Bahia tem que se modernizar e voltar a pensar no clube. Tem que começar de baixo e disputar a Terceirona mesmo. A verdade é essa que está aí, nua e crua”, afirmou Procópio.
Já no Vitória, o clima foi de velório, depois da partida contra a Portuguesa, em Salvador, que selou o descenso.
“O clima no vestiário era de velório total. Alguns jogadores chorando bastante, principalmente o Alecsandro, que está indo embora e queria se despedir bem e acabou rebaixado”, disse o assessor Roque Mendes.
No ano seguinte, o Vitória até conseguiu o acesso para a Série B, com o vice-campeonato da terceira divisão. Já o Bahia, só conseguiu voltar em 2006, também com o vice-campeonato da Série C do Brasileirão.