Bahia gira o globo terrestre e vai buscar atacante no futebol asiático
De olho em 2025, o Bahia já planeja reforçar seu elenco para a maratona de competições que poderá enfrentar no próximo ano, incluindo a disputa da Libertadores. O clube está atento ao mercado e um nome que surge como possível reforço é o atacante brasileiro Yan Matheus, que atualmente defende o Yokohama Marinos, do Japão.
Aos 26 anos, Yan Matheus é natural de Alagoinhas, na Bahia, e foi revelado pelas divisões de base do Vitória. As informações sobre o interesse do Esquadrão de Aço no jogador foram divulgadas pelo radialista Manoel Nascimento Petitinga, da equipe Fenômenos da Bola, da rádio CBN. Segundo Petitinga, o Bahia estaria sondando o atacante com o objetivo de repatriá-lo.
Yan começou sua carreira no Vitória, onde fez apenas cinco partidas como profissional antes de ser negociado com o Palmeiras, em 2017. Na época, o Rubro-Negro baiano contratou o meia Cleiton Xavier como parte da transação. Recentemente, o Vitória tentou trazer o atacante de volta, mas as negociações não evoluíram.
O jogador é canhoto, mas se destaca atuando pela ponta direita. Além de ter passado por Palmeiras e Sport, Yan também construiu carreira no exterior, com passagens por clubes portugueses como Estoril Praia e Moreirense. Desde 2022, ele defende o Yokohama Marinos, que faz parte do conglomerado de clubes do Grupo City.
Pelo clube japonês, Yan Matheus soma 85 jogos, com 16 gols e 24 assistências. Em 2024, o atacante participou de 35 partidas, marcando sete vezes e distribuindo nove assistências. Com contrato até dezembro de 2025, ele pode ser uma das peças-chave no planejamento do Bahia para o próximo ano.