Bahia não se calou em caso de racismo durante partida do Brasileirão e postou nota
Mais um triste caso de racismo aconteceu no futebol brasileiro. Dessa vez, o crime foi cometido durante o jogo entre Bahia e Mixto pela 2ª rodada da Série A2 do campeonato brasileiro feminino, disputado no último domingo (21).
Um torcedor do Mixto chamou o árbitro Pedro Henrique Pio de “macaco”. Pio relatou o incidente na súmula da partida e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra o torcedor. O Tricolor de Aço se posicionou sobre o assunto nas redes sociais.
Bahia se posiciona sobre caso de racismo
Pedro Henrique Pio relatou a ofensa racista do torcedor na súmula da partida após seu irmão, Rodrigo Pio, ter enviado o vídeo que flagra o momento do racismo. Rodrigo também é árbitro de futebol e pertence à Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF).
“Informo que após o término do jogo, recebi o vídeo via WhatsApp do meu irmão Rodrigo Pio (árbitro FMF/MT), onde no intervalo do jogo, que enquanto a equipe de arbitragem se deslocava para o vestiário, um torcedor com a camiseta da equipe do Mixto Esporte Clube, no local destinado a torcida do Mixto, proferiu vociferando as seguintes palavras de cunho racista em direção ao árbitro da partida Sr. Pedro Henrique Pio de Jesus: ‘seu macaco, seu macaco desgraçado, seu macaco’”, escreveu na súmula.
Diante de mais um caso de racismo, o Bahia soltou em suas redes sociais uma nota de repúdio contra o torcedor. O Esquadrão expressou sua solidariedade ao árbitro e repudiou o episódio. Confira a nota oficial:
Nossa solidariedade a Pedro Henrique Pio, árbitro da partida das #MulheresdeAço ontem em Cuiabá, e a todos os pretos e pretas, principalmente os anônimos, que sofrem diariamente com essa praga social. O Esquadrão repudia mais esse episódio lamentável.