Bahia no Brasileirão de 1990: grande campanha e jogos com o Corinthians
Campeão do Brasileirão no anos de 1959 e 1988, o Bahia ainda fez mais uma ótima campanha no principal torneio do futebol nacional. Em 1990, o Esquadrão de Aço chegou até a fase de semifinais, sendo eliminado pelo Corinthians, que se sagrou o grande vencedor semanas depois.
Liderada por Charles, que terminou o ano como principal artilheiro da competição, o Bahia terminou a primeira fase na 5ª posição do Grupo A, atrás de Goiás, Bragantino, Corinthians e Atlético-MG.
Já na segunda fase, o Esquadrão de Aço foi o segundo melhor colocado no Grupo, ficando apenas atrás do Santos. Com os resultados, o Bahia foi o terceiro colocado na classificação geral do torneio, com 22 pontos, em 19 partidas.
Desta maneira, a equipe se classificou para a fase de mata-mata, onde encarou o Bragantino nas quartas de final. Jogando fora de casa, o Tricolor conseguiu um empate no primeiro confronto. Já na partida de volta, diante de mais de 38 mil pessoas na Fonte Nova, a equipe venceu por 3 a 2 e garantiu a vaga nas semis.
O Bahia até fez um bom jogo contra o Corinthians, mas acabou sendo derrotado por 2 a 1, no Pacaembu lotado. No jogo de volta, contando com o apoio de 64 mil presentes na Fonte Nova, o Esquadrão não conseguiu balançar as redes e foi eliminado, com o 0 a 0 insistente.
Na grande decisão, o Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 nos dois jogos e se sagrou o campeão brasileiro daquela temporada. Apesar da derrota no jogo decisivo das semis, a campanha do Bahia é lembrada até hoje como uma das maiores da história do clube.