Bahia pode recorrer e vencer o América-MG por W.O.?
O Brasileirão 2023 é um dos mais disputados dos últimos anos, com o título e o rebaixamento definidos na última rodada. Com isso, o assunto “mala branca” voltou à tona.
Muito se falou sobre o envio de incentivo financeiro para jogadores do América Mineiro no duelo contra o Bahia no último domingo (3). Mas afinal: a partida pode ser anulada e o Tricolor de Aço ser declarado vencedor?
Mala branca em Bahia e América Mineiro
Primeiramente, a utilização de “mala branca” no futebol e qualquer outro esporte é ilegal. Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena para esse tipo de crime é de multa de até R$ 100 mil e eliminação em determinada competição.
Após a partida entre América Mineiro e Bahia, o volante Juninho disse que muitos torcedores enviaram “pix” para os jogadores como incentivo para vencer o Tricolor de Aço. O capitão do Coelho afirmou que nenhum atleta aceitou as ofertas.
“Tentaram de alguma forma esse incentivo (financeiro), mas a gente negou. Tenho compromisso com minha família, com minha carreira, com o clube, com a camisa que eu visto, e quando dá um dinheiro desse como incentivo, com todo respeito, não estou falando que é errado não, é uma vergonha para gente”, declarou.
No caso do incentivo financeiro partir de torcedores — e não de pessoas ligadas a cargo de gestão de determinado clube — não configura um crime em relação ao CBJD. Porém, o infrator pode ser punido na esfera penal.
Portanto, o triunfo do América Mineiro por três a dois sobre o Bahia está mantido. Isso complicou o Tricolor de Aço na luta contra o rebaixamento, que agora precisa de uma combinação de resultados para se manter na Série A.