CBF emite comunicado, Bahia se apressa e pode anunciar contratação de última hora
Mesmo com o fechamento da janela de transferências internacionais no dia 7 de março, a diretoria do Bahia continua mapeando o mercado em busca de reforços. Na última segunda-feira (1), a CBF abriu uma “mini janela” para o futebol brasileiro.
O novo período se encerra no dia 19 de abril e é válido para os clubes que disputam a Séries A e B do campeonato brasileiro. A janela foi criada neste ano e possui algumas regras a serem seguidas para negociação de jogadores.
CBF e “mini janela de transferências”
Durante esse intervalo, o Bahia e os clubes das Séries A e B só poderão contratar jogadores que disputaram os campeonatos estaduais pelo Brasil. Essa janela foi criada nesta temporada após o sucesso do Água Santa em 2023, que chegou na final do Paulistão e vários jogadores já estavam apalavrados com outros clubes.
Além disso, os jogadores que estão livres no mercado podem assinar com qualquer clube. Entretanto, esses atletas devem ter se desvinculado de seu antigo clube até o dia 7 de março — data de fechamento da janela de transferências internacionais. Confira o trecho do comunicado da CBF sobre a janela:
Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):
A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024.