CBF vai rebaixar o Bahia após descobrir esquema irregular? Confirmado!
Os torcedores do Bahia viveram momentos de tensão em 2019, o Tricolor de Aço chegou a correr risco de perder pontos no Campeonato Brasileiro devido a uma suposta inscrição irregular de atletas, o presidente do Bahia à época, Guilherme Bellintani, tratou de acalmar a torcida tricolor ao deixar claro que a diretoria agiu com respaldo da CBF.
“Para deixar a torcida tranquila, a gente consultou a CBF, para ter muita segurança dos nossos passos. A CBF, oficialmente, já disse que a gente está absolutamente regular. A norma fala em cinco transferências entre clubes da Série A, mas ela tem uma lacuna, um espaço, que permite que jogadores que estejam jogando fora do Brasil, como é o caso de Lucca e Wanderson, não sejam contabilizados para efeito desses cinco atletas”, disse o presidente tricolor.
O Bahia contratou sete atletas na pausa do Campeonato Brasileiro para a Copa América, entretanto, de acordo com o regulamento da competição, um clube pode contratar apenas cinco jogadores de outros clubes que estão jogando o Brasileirão, ou seja, o Bahia havia ultrapassado o limite, porém, Lucca e Wanderson não estavam inscritos na competição.
“Tanto Lucca como Wanderson jamais tinham sido inscritos no Campeonato Brasileiro pelos seus clubes respectivos, jamais estiveram aptos a jogar, não estavam nem no Brasil. Justamente por isso, eles não são contabilizados para efeito dessa norma. Então o Bahia está bem tranquilo”, disse o presidente.
Diferentemente de 2023, o Bahia não correu tantos riscos de rebaixamento em 2019, a equipe que era comandada pelo treinador Roger Machado terminou a competição na 11ª posição, com 49 pontos conquistados e a vaga na Copa Sul-Americana assegurada.
Já em 2023, o Tricolor de Aço se livrou do rebaixamento apenas na última rodada, o Tricolor de Aço derrotou o Atlético Mineiro por 4 a 1 e viu o Santos tropeçar contra o Fortaleza, dessa forma, o Esquadrão se manteve na Série A.