Clubes brasileiros dão cartada final e CBF fica de mãos atadas
O calendário do futebol brasileiro é um tópico há muito tempo discutido entre torcedores, dirigentes e imprensa. Muitos entendem que não há como ter um bom futebol sem um tempo hábil de descanso entre os jogos, para viagens e treinamentos. A temporada de 2024 ainda contará com a Copa América que, teoricamente, não irá paralisar o Campeonato Brasileiro, porém, os clubes possuem outra ideia.
O Gerente de Futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, divulgou em entrevista que os clubes brasileiros estão conversando com a CBF para que o Brasileirão seja paralisado durante o torneio. Como a Copa América é uma Data Fifa, os clubes são obrigados a liberarem os seus atletas em caso de convocação.
“Esse tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), vice-presidente (Rodrigo Dunshee) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos”, disse Luís.
Bahia pode ser prejudicado?
O Bahia possui alguns jogadores estrangeiros e poderia se prejudicar com a convocação deles para a competição. O lateral Santiago Arias, autor de um dos gols no triunfo sobre o América de Natal, comentou em sua apresentação que escolheu o Bahia justamente para conseguir voltar a vestir a camisa da Colômbia, a sua seleção:
“Me junto a um projeto bastante bom, que me interessou bastante assim que falaram para mim do projeto. Sei da expectativa, sei do que o grupo quer. Creio que é algo bom para mim, para seguir crescendo. Volto, depois de tantos anos sem estar na América do Sul, para uma liga difícil e competitiva. É uma grande oportunidade de voltar à seleção colombiana. É um projeto excelente, agora estou aqui para adicionar um pouco do que aprendi nos últimos anos”, disse.
Além de Santiago, Óscar Estupiñán, Víctor Cuesta e outros atletas podem ser convocados, assim como os brasileiros Éverton Ribeiro, Cauly e Jean Lucas, entre outros.