Código da Fifa é claro e o Brasil pode ser excluído da próxima Copa do Mundo
O Comitê de Disciplina da Fifa dará início a uma investigação sobre os eventos violentos ocorridos momentos antes da partida entre Brasil e Argentina, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. No pior dos cenários, a Seleção Brasileira poderá perder pontos na classificação, sendo que o time já aparece em sexto lugar, ocupando a última posição com vaga direta no Mundial de 2026.
A partida, que resultou na derrota do Brasil por 1 a 0, teve seu início retardado em cerca de 30 minutos devido a um conflito envolvendo policiais militares e torcedores argentinos no setor Sul do Maracanã, localizado atrás de um dos gols. Conforme o artigo 17 do Código Disciplinar da Fifa de 2023, a CBF é apontada como a única responsável pela segurança do jogo, sendo a única sujeita a punições.
O Código Disciplinar da Fifa não estipula punições específicas para cada infração, mas enumera diversas penas passíveis de aplicação, a depender da decisão do Comitê. Entre elas, multas, disputa de uma ou mais partidas sem público (ou com limitação de público), proibição de realizar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro, dedução de pontos e até mesmo expulsão de competições.
Não há um prazo definido para o anúncio da decisão referente ao jogo em questão. O retorno do Brasil às eliminatórias está previsto apenas para setembro de 2024, uma vez que as datas Fifa de março e junho do próximo ano serão destinadas a amistosos. Também haverá Copa América antes do retorno da competição.