Conheça a verdadeira história quase centenária do Bahia
O Esporte Clube Bahia, é uma das equipes com maior sucesso na história do futebol da Bahia, Nordeste e também do Brasil.
O Tricolor, que é bicampeão nacional (1959 e 1988), quatro vezes campeão da Copa do Nordeste (2001, 2002, 2017 e 2021) e 50 vezes campeão baiano, tem quase cem anos de história.
Mas como tudo a história do Bahia começou?
Tudo teve o início em 8 de dezembro de 1930, durante as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, um encontro casual no Cabaré do Jokey, em Salvador, reuniu quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis, nomeadamente Carlos Koch, Eugênio Walter (conhecido como Guarany), Fernando Tude e Júlio Almeida, juntamente com um ex-jogador da Associação Atlética da Bahia, Waldemar de Azevedo. Eles ali debateram a ideia de formar um novo clube de futebol.
Todos eles estavam descontentes porque as agremiações que costumavam representar tinham decidido encerrar suas atividades no futebol. Quatro dias depois, mais de 70 pessoas, a maioria delas ex-atletas da Associação Atlética da Bahia e do Bahiano, se reuniram para planejar os rumos desse novo clube. A reunião foi presidida por Otavio Carvalho e secretariada por Fernando Tude e Aroldo Maia.
Durante essa reunião, foram escolhidas as cores do Esporte Clube Bahia que até hoje predominam, eram elas: camisa branca, calção azul com uma faixa vermelha na cintura e Otavio Carvalho foi nomeado presidente interino. Finalmente, em 1º de janeiro de 1931, o Esporte Clube Bahia foi oficialmente fundado com o lema “Nascido para vencer”, em uma reunião na Rua Carlos Gomes, nº 57, em Salvador, com a presença de uma variedade de pessoas, incluindo profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes. O médico Waldemar Costa assumiu a presidência.
Em 16 de janeiro, o Estatuto Tricolor foi publicado no Diário Oficial da Bahia, dando ao clube existência legal. Em 20 de fevereiro, o Bahia se tornou membro da Liga Bahiana de Desportos Terrestres, atual Federação Bahiana de Futebol, e dois dias depois, realizou seu primeiro treino no campo da Associação Atlética da Bahia, na Quinta da Barra, em Salvador.
A primeira partida do Bahia aconteceu em 1º de março de 1931 contra o Ypiranga, com uma vitória por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany, e o goleiro Teixeira Gomes defendendo um pênalti. O jogo durou 20 minutos e fazia parte do Torneio Início do Estadual. O time tricolor contou com Teixeira Gomes, Leônidas, Gueguê, Milton, Canoa, Gia, Bayma, Guarany, Gambarrota, Romeu e Pega-Pinto, com João Barbosa como treinador e Francelino de Castro como árbitro.
No mesmo dia, o Bahia conquistou seu primeiro título, o Torneio Início, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Royal, com gols de Guarany (2) e Pega-Pinto.
Ao longo de 1931, o Bahia continuou a se destacar, conquistando o Campeonato Baiano e realizando seu primeiro jogo internacional contra o Sud América, do Uruguai. Também disputou sua primeira partida intermunicipal contra o Vitória de Ilhéus e sua primeira partida fora do estado, contra o Sergipe, em Aracaju. Em outubro do mesmo ano, o Bahia garantiu o título estadual, mantendo uma invencibilidade notável, e em 15 de novembro, preservou essa invencibilidade com um empate em 2 a 2 contra o Vitória.