Conmebol bate o martelo sobre vaga pro Bahia na Sul-Americana 2024

Para a tristeza de todo Tricolor, a decisão já foi tomada: o Bahia não vai disputar nenhuma competição internacional na próxima temporada. Isso porque o Tricolor já não conseguirá alcançar, na última rodada, a pontuação necessária para estar entre os 14 melhores da Série A e garantir sua vaga na Sul-Americana.

Os últimos clubes que ainda poderiam lutar por isso são Santos e Cruzeiro. O Vasco, com 42 pontos, só ultrapassaria o Peixe e não chegaria nos 46 somados pela Raposa. Com 43, um triunfo do alvinegro praiano sobre o Fortaleza não apenas garante a permanência na primeira divisão, como a confirmação do título palmeirense com vitória para cima da equipe celeste, em Belo Horizonte, garante vaga para o torneio continental. Confira:

Ceni até tentou ser otimista na entrevista coletiva, mas o abatimento era visível. O Bahia agora luta apenas pela sua permanência, o que já é extremamente difícil. Seria preciso um triunfo sobre o vice-colocado Atlético-MG e tropeço de Vasco ou Santos, contra Bragantino e Fortaleza:

“Acho que nós tentamos de todas as maneiras fazer o gol, tivemos todas as oportunidades e criamos muito. Infelizmente a bola não entrou. O torcedor logicamente fica envergonhado com o resultado assim como a gente. Temos que tentar reunir forças para quarta-feira, o campeonato não acabou. Lamento não ter conseguido minimamente um ponto em dois jogos, um deles contra um time que já caiu”.

Apenas 11 resultados de 27 salvam o Bahia

Não há como negociar: o Bahia precisa triunfar diante do Galo, vice-colocado do Brasileirão, para seguir sonhando com a permanência. Depois, é torcer muito para que o Red Bull Bragantino e o Fortaleza consigam roubar pontos de Vasco ou Santos.

Todas as partidas acontecerão no mesmo horário, mas enquanto o Bahia não estiver à frente do placar, nada vai adiantar olhar para São Januário e Vila Belmiro. Rogério Ceni sabe que terá muito trabalho mental nestes próximos dois dias, afinal, segundo o próprio comandante Tricolor, apenas o psicológico pode ser melhorado até o próximo e último compromisso da temporada.