Conmebol bateu o martelo sobre vaga pro Bahia na Libertadores 2024
Apesar da permanência na Série A do campeonato brasileiro, o Bahia teve um ano decepcionante. A torcida esperava que, ao menos, o time conseguisse uma classificação para algum torneio continental da Conmebol.
Entretanto, o Tricolor de Aço não vai disputar nenhuma competição fora do Brasil na próxima temporada.
Bahia fora da Libertadores
O principal sonho da torcida do Bahia era uma vaga para a Libertadores, mas chegar na Copa Sul-Americana já era uma grande conquista para o clube. No fim das contas, não conseguiu nem um outro.
A equipe do técnico Rogério Ceni lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileirão e quase não foi rebaixada. O Bahia se safou devido a uma combinação de resultados, já que venceu seu duelo contra o Atlético Mineiro e contou com uma derrota do Santos para o Fortaleza.
Com isso, o Tricolor de Aço ficou na 16ª posição com 44 pontos, três a menos que o Cruzeiro — última equipe que garantiu vaga para a Copa Sul-Americana. Desse modo, o Bahia só disputará do Brasileirão e a Copa do Brasil, além das competições regionais, em 2024.
Porém, a diretoria promete uma melhora no desempenho da equipe a fim de não ter que brigar contra o rebaixamento no Brasileirão. A permanência na Série A garantiu ao clube um aporte financeiro de R$ 300 milhões do Grupo City.
No início de 2023, o fundo árabe, responsável pela gestão de vários clubes pelo mundo, comprou 90% da SAF do Bahia. A ideia é que o clube invista em contratações a fim de montar um elenco mais competitivo.