Conmebol manda recado e presença do Bahia na Libertadores está ameaçada
Uma das metas do Bahia para os próximos anos é conseguir disputar a Libertadores. Porém, esse objetivo pode ser adiado por tempo indeterminado.
A Fifa e a Conmebol desembarcarão no Brasil no dia 8 de janeiro para tomar uma decisão sobre a situação da CBF e dos clubes brasileiros.
Conmebol, CBF e Libertadores
A vinda das entidades para o Brasil se dá pelos problemas jurídicos enfrentados pela CBF. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, foi destituído do seu cargo por decisão da Justiça do Rio de Janeiro.
Com isso, José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), está no cargo de “maneira interina”. Diante desse cenário, a Fifa e a Conmebol vão analisar uma possível interferência externa na CBF.
Além disso, ambas enviaram uma carta para a entidade máxima do futebol brasileiro informando que ela pode ser punida caso realize eleição presidencial sem o aval delas. Com isso, os clubes brasileiros podem sofrer várias sanções.
A mais rigorosa seria a exclusão da Libertadores, de modo que as equipes não disputaram o torneio continental por tempo indeterminado. Ampliando o leque para a Fifa, a seleção brasileira corre o risco de ficar fora da Copa do Mundo de 2026.
Isso pode atrapalhar os planos do Bahia e do Grupo City para o futuro. O fundo deseja que o Tricolor de Aço seja um dos protagonistas do futebol brasileiro nos próximos anos e a participação em competições continentais faz parte dos objetivos.