Daniel Alves recebeu a pior notícia possível e internet vibrou com decisão da Justiça
O Ministério Público espanhol entrou com um recurso na última sexta-feira (22) para negar a liberdade provisória a Daniel Alves. Promotores de Barcelona reiteraram à Justiça espanhola que o jogador de 40 anos representa um risco de fuga se o benefício for concedido. Até o momento, Daniel Alves não pagou a fiança de um milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões) e permaneceu na cadeia durante o fim de semana.
Essa não é a primeira vez que o MP da Espanha adota uma postura rigorosa em relação a Daniel Alves. No início do mês, foi relatado que a promotoria entraria com um recurso buscando uma pena mais severa para o brasileiro, estimada em nove anos de prisão. O jogador foi condenado a quatro anos e meio de reclusão, além de cinco anos de liberdade condicional, por agressão sexual.
Daniel Alves foi denunciado por uma mulher de 23 anos por abuso sexual ocorrido em uma boate em Barcelona, na madrugada de 31 de dezembro de 2022. Ele foi preso em meados de janeiro de 2023 e condenado em fevereiro deste ano.
Após o julgamento, a defesa de Daniel Alves solicitou liberdade provisória, que foi concedida pela Justiça espanhola mediante o pagamento de uma fiança de um milhão de euros (aproximadamente R$ 5,3 milhões).
Ex-atleta não pode deixar o país
A decisão da Corte espanhola de conceder liberdade provisória a Daniel Alves foi baseada no confisco de seus passaportes e na avaliação de que não há risco de reincidência ou fuga. No entanto, foram impostas algumas restrições, como manter distância da vítima, proibição de comunicação com ela, impedimento de deixar a Espanha e obrigação de comparecer regularmente ao Tribunal de Barcelona.
Antes da condenação, Daniel Alves teve cinco solicitações de liberdade provisória negadas pela Justiça, que argumentou risco de fuga, destruição de provas ou reincidência. A imprensa catalã sugere que a crise no sistema prisional do país pode ter influenciado na decisão de negar a liberdade provisória ao ex-jogador do Barcelona neste momento.
Daniel Alves foi por muito tempo reconhecido como o atleta com mais troféus vencidos na história do futebol, até ser ultrapassado por Lionel Messi. O ex-lateral teve passagens de sucesso por Barcelona, Juventus e Seleção Brasileira. O clube catalão, no qual era considerado ídolo, chegou a retirar o brasileiro de sua página de lendas do time, porém, voltou atrás em sua decisão.