Decisão da FIFA deixou Rogério Ceni pulando de alegria e vai beneficiar o Bahia
As tecnologias chegaram para ficar no mundo do futebol, o uso de computadores está cada vez mais presentes no dia a dia para analisar e estudar os jogadores, a maior novidade está sendo o uso de chuteiras inteligentes, a FIFA, inclusive, acaba de permitir o uso da tecnologia.
O acessório tem como função analisar dados de tempo na bola, equilíbrio, agilidade na finalização, velocidade, distância percorrida e aceleração e foi desenvolvido por uma empresa inglesa e já tem parceria com mais de 200 clubes, inclusive o Manchester City, o acessório recebeu certificação do Programa de Qualidade da FIFA e está apto para ser usado durante jogos oficiais.
“Ao contrário dos vestíveis nas costas, esse produto permite análises mais abrangentes sobre desempenho e disciplinas médicas devido à posição na chuteira a qual gera dados sobre os membros inferiores. Se mostra promissor como uma alternativa econômica para a coleta de dados individuais e coletiva, além de simplificar a análise, assim contribuindo para disponibilizar tecnologias de rastreamento em mais níveis do futebol”, disse a FIFA.
Ceni com certeza gostou da novidade
Rogério Ceni é um dos treinadores mais estudiosos do futebol brasileiro, amante de tática e de análises, o técnico certamente vai utilizar a nova tecnologia, além disso, com a parceria da empresa Playmaker com o Manchester City, é possível que vejamos o Bahia a utilizando em breve.
O treinador do Tricolor de Aço passou boa parte de suas férias viajando a Europa e conhecendo a infraestrutura dos clubes do Grupo City, a primeira equipe visitada foi justamente o principal membro, o Manchester City, além dele, Ceni também visitou o Girona, equipe do Campeonato Espanhol que está sendo uma das sensações da Europa, e também o Palermo, time que está na segunda divisão do Campeonato Italiano.
A pré-temporada do Bahia será em Manchester e começará no dia 6 de janeiro.