Depois de 10 anos, Ba-Vi foi disputado novamente na Série A
Quem conhece a história do Bahia, sabe, que apesar de ser o mais tradicional e vencedor entre todos os times do Nordeste, já passou por momentos dificeis e situações ruins.
E isso é ainda mais notável nos anos 2000. Eles começaram bem, com o Tricolor vencendo estaduais e Copas do Nordeste, mas se transformou simplesmente em um pesadelo.
E isso foi representado também no grande clássico com o
Vitoria. Os dois rivais ficaram de 2003 até 2013 sem acontecer na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 2003, o Tricolor foi rebaixado e em 2004, apenas o rival ficou na elite do Brasil sendo rebaixado no mesmo ano. Em 2005, ambos se enfrentaram na Série B e cairam juntos, fazendo o clássico na Série C do Campeonato Brasileiro, que era o último nível naquele momento.
A situação ficou ainda pior para o torcedor Tricolor pelo fato do rival rubro-negro ter trilhado o caminho de volta para a Série A e ele ficar por mais dois anos na Série C até voltar a segundona.
Em 2010, quando o Bahia finalmente conseguiu subir, o Vitória foi rebaixado. Com isso, ambos só voltaram a se enfrentar em 2013.
Ano de 2013 para o Bahia em Ba-Vi
Apesar do retorno do tradicional clássico a elite, o Bahia sofreu em 2013 na mão do seu rival. Foram seis jogos no ano contando Baiano e Brasileiro, com quatro derrotas, um empate e apenas um triunfo.
Além disso, no Baiano rolaram duas humilhações, um 5 x 1 e um 7 x 3, sendo o segundo na grande final do estadual.
A única partida boa do Tricolor foi no segundo turno do Brasileirão, onde venceu por 2 a 0, vitoria importante para permanecer na elite.