Dono do Bahia aguarda aval da FIFA para levar jogos do clube para fora do país
Durante a semana, o Conselho da FIFA se reuniu na cidade de Bangkok, capital da Tailândia, para o Congresso Anual da entidade. Nos encontros, os membros tomaram decisões sobre o futuros das competições organizadas pela entidade máxima do futebol mundial e assuntos que impactam o futebol de uma forma geral.
Um deles foi a possibilidade de ligas nacionais levarem partidas para fora de seus países de origem. Esse é um antigo sonho da Premier League e da La Liga, campeonatos que possuem dois clubes que pertencem ao Grupo City: Manchester City e Girona.
Dono do Bahia aguarda autorização da FIFA
A FIFA definiu na última quarta-feira (15) que montará um grupo de dez a 15 membros para estudar essa possibilidade e formular uma proposta nos próximos meses. O Conselho ainda informou que esse grupo analisará “dez aspectos” referentes à organização de eventos no exterior.
A entidade divulgou em comunicado oficial que os membros serão responsáveis por “recolher informações mais amplas sobre potenciais emendas no regulamento de jogos internacionais da Fifa e emitir recomendações ao Conselho a este respeito”. Vale lembrar que essa prática é comum em outros esportes.
No futebol americano, por exemplo, a NFL (liga profissional do esporte) já realizou partidas da temporada regular na Alemanha, no México e na Inglaterra. Neste ano, inclusive, haverá uma partida no Brasil, marcada para o dia 6 de setembro, na Neo Química Arena.
Essa possibilidade de levar partidas para o exterior é um grande sonho das ligas inglesa e espanhola, que têm como alvos os Estados Unidos e o mundo árabe. No caso do Grupo City, a rede tem o desejo de trazer jogos do Manchester City para os Emirados Árabes Unidos.