Dono do Bahia alertado: Clube pode ser punido e rebaixado à Segunda Divisão
O Manchester City está no centro de uma investigação da Premier League por supostas 115 violações ao Fair Play Financeiro, um caso que deve ganhar força nas próximas semanas. Segundo informações do jornal “The Times”, a Comissão Independente da liga inglesa antecipou as audiências, que terão início na próxima segunda-feira (16). O processo tem previsão de durar aproximadamente dois meses e meio, com o veredito esperado para o início de 2025.
Entre as possíveis punições, o clube inglês pode enfrentar desde a perda de pontos no Campeonato Inglês até sanções mais severas, como rebaixamento e proibição de participar de grandes torneios nacionais e continentais.
Em entrevista coletiva, o técnico Pep Guardiola comentou sobre o início das audiências: “Estou feliz de que vão começar logo, e espero que terminem rápido. Pelo bem de todos nós, do nosso clube, dos demais clubes da Premier League e de todos que aguardam a sentença. Desejo do fundo do coração irmos a julgamento e que eles decidam o mais rápido possível. Vamos aceitar, como sempre fizemos”.
As supostas irregularidades incluem:
- 54 casos de ocultação da situação financeira entre 2009-10 e 2017-18;
- 35 casos de falta de cooperação com investigações da Premier League entre 2018 e 2023;
- 14 casos de ocultação de informações sobre pagamentos a atletas e técnicos entre 2009-10 e 2017-18;
- 7 casos de quebra das regras do Fair Play Financeiro da Premier League entre 2015 e 2018;
- 5 casos de quebra das regras do Fair Play Financeiro da UEFA entre 2013 e 2018.
O City passou por uma transformação financeira em 2008, quando foi adquirido pelo Abu Dhabi United Group, que investiu mais de 100 milhões de euros em contratações no ano seguinte, levantando suspeitas sobre a legalidade desses investimentos.