Douglas Franklin no Bahia: jogos, gols e curiosidades da passagem
Um dos maiores jogadores da história do Bahia, Douglas Franklin teve passagem marcante pelo clube nos anos 70. Atrás apenas de Carlito, o atacante é o segundo jogador que mais balançou as redes com a camisa do Esquadrão de Aço.
Revelado pelo Santos, Douglas Franklin chegou ao Bahia no ano de 1972, após ter ficado próximo de um acerto com o América-RJ. Quando já tinha um acerto com o clube carioca, o jogador recebeu uma proposta do Bahia e não titubeou em mudar de ideia.
Com a camisa do Tricolor, foi um dos líderes da equipe no inédito heptacampeonato do Baiano, entre os anos de 1973 e 1979. Neste período, Douglas marcou 211 gols, em 333 jogos com a camisa do Bahia, se tornando o segundo maior artilheiro da história do clube.
Em entrevista para o ge.globo, no ano de 2013, o ídolo relembrou de alguns momentos históricos daquele time que marcou época no futebol baiano.
“O que aquele time tinha de diferente era a sinceridade. O pessoal fala da Democracia Corintiana dos anos 80, mas a nossa democracia veio antes. O Bahia conseguiu montar um time, que, apesar de jovem, tinha bagagem. Eu, o Picolé e o Fito já tínhamos viajado o mundo com o Santos. Joguei muito fora do país, então era um time com experiência internacional. Tínhamos um ciclo de amizade e sinceridade. Quando tinha que contratar um jogador da posição, a gente se reunia e escolhia a melhor opção. Sempre tivemos muita liberdade com os treinadores que passaram por aqui. O Zezé (Moreira) e o Evaristo de Macedo sempre nos deram muita liberdade. Existia muita união entre os jogadores.”, contou Douglas.
Por fim, Douglas ainda comentou sobre a identificação com o clube e destacou toda a gratidão que sente pelo torcedor Tricolor.
“Tenho uma identificação enorme com esse time. Sempre fui muito bem recebido no Bahia. O que o clube tem de mais importante é a torcida. Essa coisa de rotular os jogadores, ‘fulano foi o melhor’, esses rótulos são os torcedores que criam. Então sou muito grato a eles. Porque jogador erra, dirigente erra, mas o torcedor errar é muito difícil”, concluiu.
Depois de encerrar sua passagem pelo Bahia, em 1979, Douglas Franklin ainda teve rápidas passagens por Portuguesa e Vitória. O craque também atuou por Leônico-BA e Barretos-SP antes de pendurar suas chuteiras no ano de 1988.
Títulos de Douglas Franklin na carreira
Bahia
Campeonato Baiano: 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979
Santos
Campeonato Paulista: 1967, 1968, 1969
Campeonato Brasileiro: 1968
Recopa Intercontinental: 1968
Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais de 1968