Dupla Ba-Vi se safou de problemas e São Paulo está encrencado em 2024
A temporada 2024 já está em ritmo acelerado. Prova disso é o Campeonato Brasileiro que se aproxima, com início programado para este fim de semana. À medida que ano avança, maior é o número de jogos de cada clube e consequentemente o desgaste entre os atletas.
Falando exatamente nesse assunto, recentemente o site ge, fez um levantamento envolvendo os clubes da Série A, mostrando quais são os times que tiveram mais atletas no departamento médico nesta temporada. E os números chamaram atenção de muitos torcedores.
Nesse quesito o Bahia pode se dar ao luxo de agradecer. O tricolor tem de acordo com o levantamento teve oito jogadores que já foram parar no DM, ao longo de 24 jogos disputados na temporada. Situação muito parecida com o rival Vitória, que teve um jogador a mais nas mãos dos profissionais médicos do clube, com um total de 21 partidas.
Agora quem anda sofrendo com essa questão é o São Paulo. O tricolor paulista já teve ao longo de 2024, 18 baixas médicas em 16 partidas. Um número impressionante com a média superior de uma lesão por jogo.
Fecham o TOP-5 do DM: Fluminense com 17 jogadores, Grêmio com 14 baixas, Atlético-MG teve 13 contundidos e o Botafogo, que já viu 13 jogadores passarem pelo departamento médico em 2024.
Grupo City apresenta grande projeto
O City Football Group (CFG) continua sua expansão global, agora impactando o EC Bahia. A estrutura de futebol do CFG está em constante crescimento, com as City Football Academies emergindo em vários países.
Recentemente, o perfil FBI Bahia City trouxe informações sobre o Palermo, também pertencente ao grupo. Em 7 de abril, o Palermo FC da Itália inaugurou sua primeira City Football Academy (CFA Palermo), marcando um momento significativo para o clube, apesar de ter sido construído sem a intervenção direta do City Football Group.
Para compreender essa trajetória, é necessário voltar a 2022. Na época em que subiu da Série C para a Série B, o Palermo foi alvo de rumores de venda para o CFG, coincidindo com os boatos sobre a compra da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Bahia.
Em 4 de julho de 2022, foi anunciada a aquisição do Palermo pelo CFG. No entanto, o Centro de Treinamento (CT) do Palermo já estava em construção pelo próprio clube na época da aquisição.
O Centro Sportivo Palermo F.C foi revelado em 19 de outubro de 2021, meses antes da aquisição pelo CFG, e sua construção teve início na mesma época. Embora seja um projeto mais modesto em comparação com outras City Football Academies, como a CFA Bolívia e a CFA Girona, o CFG optou por concluir as obras, já que o Palermo não possuía um Centro de Treinamento (CT).
A CFA Palermo, atualmente com dois campos, está programada para ser expandida em breve para atender ao padrão de estrutura dos centros de treinamento do CFG, que geralmente possuem mais campos. Esse desenvolvimento indica uma nova fase para o EC Bahia, que também está sob a influência do CFG.